Notícias

Geral 30 de Agosto de 2017

Serviço de Radioterapia já tem data para ser implantado em Joaçaba

O Diretor Geral do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Alciomar Antônio Marin, anunciou a novidade na manhã desta quarta-feira (30), durante encontro com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a presença da imprensa regional.

No mês de agosto, Marin esteve em Brasília e, através do deputado Colatto, reuniu-se com assessores do Ministério da Saúde. A partir deste encontro, foi aprovada a alteração do local onde será instalado o equipamento. Desta forma, o serviço de Radioterapia ficará localizado no terreno onde hoje está o estacionamento do HUST, próximo ao prédio administrativo.

- Nós priorizamos que o equipamento fosse instalado aqui, próximo ao hospital por uma questão de praticidade, economia e humanização do atendimento. O hospital conta com um corpo clínico especializado, com toda a estrutura necessária para o atendimento ao paciente. Manter a Radioterapia longe daqui acarretaria em um custo extra para mantermos ambulâncias e profissionais – conta o diretor do hospital.

O Ministério da Saúde (MS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN) ficarão responsáveis pela execução do projeto. Ao Hospital Universitário caberá entregar a mobília que será utilizada e manter a estrutura funcionando, através da contratação de profissionais especializados. As obras estão previstas, no cronograma, para serem iniciadas em maio de 2018 e a sua inauguração em setembro de 2019.

Durante o encontro, Marin mostrou um pouco mais sobre a estrutura do hospital, apresentando os números de leitos, de cirurgias, exames de imagem e outras informações às visitantes. Depois disso, gestores do hospital acompanharam as integrantes da Rede Feminina a uma visita ao hospital.