Notícias

Geral 31 de Janeiro de 2019

HUST está com vagas abertas para voluntários que queiram atuar no Hospital

Você gosta da área da saúde, tem um tempo livre em sua rotina e é daqueles que gostam de fazer o bem? Se respondeu sim para essas perguntas, que tal atuar como voluntário no Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba (HUST)? A oportunidade está sendo oferecida por meio do projeto “Posso Ajudar?” desenvolvido na unidade.

O projeto tem como objetivo acolher os usuários e acompanhantes de maneira humanizada por meio do serviço de voluntariado, proporcionando auxílio e escuta individualizada, orientar o fluxo nas dependências do hospital, possibilitar aos usuários receber esclarecimentos necessários sobre o seu local de atendimento/tratamento além de proporcionar ao voluntário participante do projeto o conhecimento do funcionamento e fluxo de atendimento do hospital.

Quem pode ser voluntário

Para ser voluntário, o candidato precisa ter mais de 21 anos, disponibilidade de até 8 horas semanais para dedicar-se a esta atividade. Estar com a imunização (vacinas) em dia, de acordo com o calendário brasileiro de imunização, concordar em cumprir as políticas do hospital, os procedimentos e atender às expectativas esperadas, ter um bom domínio do idioma português, tanto oral quanto escrito.

Onde e como se inscrever

Para se cadastrar no Voluntariado do HUST os interessados poderão se dirigir à recepção geral do hospital, localizada na Avenida Rio Branco nº 600, (ao lado da oncologia) nas terças-feiras das 14h às 16h. Depois de recepcionados e identificados, serão encaminhados para o Espaço Pedagógico no 1º andar, local onde será realizado o cadastramento. O HUST fará uma seleção das pessoas interessadas e entrará em contato com os selecionados para desempenho das funções relacionadas ao projeto "Posso ajudar?", quando houverem vagas em aberto.

Capacitação para ser voluntário

O HUST ofertará capacitação de 20 horas para novos voluntários trimestralmente, que envolverá atividade teórico e prática no HUST. Para os voluntários já incluídos no programa, haverá encontros mensais para avaliação, atualização e orientações.

Saiba mais sobre o voluntariado

O voluntariado é regulamentado pela Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, sancionada, pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. A lei considera como serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos. E estabelece ainda que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Para o exercício do serviço voluntário, de acordo com a referida Lei, é celebrado um Termo de Adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, constando o objeto do serviço voluntário e as condições do seu exercício, bem como outras informações relevantes.