Notícias

CDIH 25 de Fevereiro de 2019

Diretor do HUST participa de encontro regional para debater a situação dos Hospitais

O diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), professor Alciomar Antônio Marin, esteve na sexta-feira, 22, participando do seminário regional promovido pela Associação e Federação dos Hospitais e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC). O evento aconteceu na cidade de Chapecó e contou com representantes do setor, deputados estaduais e federais e teve como objetivo chamar a atenção dos parlamentares quanto a situação dos hospitais filantrópicos da região, que sofrem com a falta de recursos, uma vez que a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) está congelada desde os anos 90.

Ainda entre as pautas debatidas estiveram: a defesa do percentual de até 15 % do orçamento do estado para a Saúde, a derrubada do veto do governador em aplicar R$ 180 milhões de reais na rede hospitalar como custeio. As emendas impositivas para hospitais Filantrópicos, além do debate sobre uma nova política de Incentivo Hospitalar. Este foi o primeiro encontro de 2019, outros estão sendo programados ao longo do ano para as regiões do Meio-Oeste, Serra, Sul Norte e Vale do Itajaí.

— Precisamos fazer valer a nossa representatividade por isso a importância de encontros como esse. E estando aqui, percebemos que os parlamentares estão comprometidos com a causa da saúde. Saímos otimistas de que conseguiremos encontrar soluções em busca de uma saúde melhor em toda a nossa região — afirmou Alciomar Antônio Marin.

*Texto com informações site Saúde Catarinense