Notícias

Geral 27 de Setembro de 2019

HUST recebe berço aquecido e equipado com reanimador doado pelo Sicredi

Os atendimentos a recém-nascidos Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) têm agora um importante aliado. O Hospital foi contemplado com a doação de um berço aquecido e equipado com reanimador. O equipamento foi entregue pelo Sicredi, na tarde desta sexta-feira, 27, em cerimônia realizada no Salão de Atos do Hospital e na qual participaram representantes do Hospital, do Sicredi, da Secretaria de Saúde de Joaçaba, da Câmara de Vereadores, colaboradores e imprensa.

A aquisição do equipamento se deu por meio do fundo social do Sicredi, que existe desde 2015. O recurso é proveniente das sobras geradas ao longo do ano e destinado para ações em benefício das comunidades em que a cooperativa está inserida.

—Temos o compromisso de devolver para a comunidade o que geramos e é em momentos como esse que sentimos que nosso dever está sendo cumprido. Pedimos que a comunidade abrace o Sicredi porque quanto mais associados, mais podemos gerar e mais podemos reverter ao fundo — comentou o gerente da Agência do Sicredi de Joaçaba, Alex Pierosan.

O berço será utilizado pelo setor de Pediatria, principalmente em casos graves e de emergência.

— Esse berço é equipado com aparelhos que possibilitam a ventilação por pressão controlada, aspiração, controle de temperatura dos bebês e ainda que sejam realizados exames de raio-x sem precisar retirá-los de onde estão. Essas funções permitem o melhor monitoramento dos procedimentos e mais estabilidade para a criança, evitando que seja movida muitas vezes — explicou a gerente de enfermagem Mayara Chiamulera.

Até então, o hospital possuía apenas versões menos completas desse tipo de berço, o que de acordo com a Diretora técnica do HUST e médica neonatal dr. Luza Panis, auxiliará no salvamento de muitas vidas.

— Com a utilização desse equipamento teremos mais segurança nos procedimentos, estabilizando melhor o bebê e proporcionando um primeiro atendimento muito mais seguro e completo até que a criança se recupere, ou então, seja removida para receber atendimento de maior complexidade — comentou dr. Luza.

O diretor do HUST professor Alciomar Marin destacou que o hospital se sente honrado por manter uma parceria como essa com o Sicredi.

— Por ser um equipamento moderno e completo oferecerá mais qualidade no atendimento das demandas da Pediatria. Parabenizo e agradeço a agência do Sicredi por estar preocupada com coletividade desenvolvendo ações como essa — ressaltou Marin.