Notícias

Geral 08 de Outubro de 2019

Rede Feminina realiza palestra sobre o Outubro Rosa no HUST

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) recebeu no dia 03 de outubro, a visita de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Joaçaba. Na oportunidade elas ministraram uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado a compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e também do colo do útero. A palestra aconteceu no Salão de Atos do Hospital.

As voluntárias comentaram sobre o trabalho da Rede Feminina, entidade formada por aproximadamente 50 mulheres que, de forma voluntária, desenvolvem ações visando a prevenção do câncer, além de disponibilizar exames e atividades diversificadas, por meio de atendimento humanizado para as mulheres diagnosticadas com a doença. Durante a fala elas ressaltaram ainda, a importância do autoexame das mamas.

— A mulher ela precisa ficar em frente ao espelho, com os braços abaixados, ao longo do corpo e observe se há caroços nas mamas ou se elas estão irregulares ou se tem algo que não está normal. A observação e o toque devem ser feitos da mesma forma com os braços levantados. Com as mãos nos quadris, deitada de barriga para cima e também no banho. Qualquer alteração, o médico deverá ser consultado — explicou uma das voluntárias.
Ainda no contexto da prevenção, as voluntárias orientaram a respeito dos exames de mamografia.

— É recomendado que a mulher realize seu primeiro exame estando na faixa etária de 35 a 40 anos. Dos 40 aos 50 anos a frequência da mamografia deve ser determinada pelo médico, de acordo com as condições da mama da paciente. Após os 50 anos o ideal é que o exame seja feito anualmente — destacaram.

Sobre o câncer de colo de útero foi orientando que a mulher vá anualmente ao ginecologista para fazer o exame Papanicolau, que é capaz encontrar lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV, cuja infecção é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero.
Após a palestra no Salão de Atos o grupo passou nos setores do Hospital distribuindo material informativo sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.