Notícias

Geral 30 de Outubro de 2019

1ª Jornada de Oncologia e encontro de Pacientes Oncológicos promovido pelo HUST é sucesso

O Hospital Universitário Santa Terezinha, referência em Oncologia para a Macrorregião de Saúde do Meio Oeste e Serra Catarinense que abrange 55 municípios e uma população de aproximadamente 620 mil habitantes, sempre atento às diversas realidades e necessidades de seus pacientes e colaboradores, promoveu nos dias 17 e 18 de outubro, dois momentos marcantes e significativos: o Encontro de Pacientes Oncológicos, e a 1ª Jornada de Oncologia.

O encontro aconteceu na quinta-feira (17), no Ambulatório Médico Universitário (AMU) e contou com a presença de mais de 150 convidados. Voltado aos pacientes oncológicos, o evento teve como objetivo poder dialogar e fomentar um momento de partilha, interação e troca de conhecimentos entre os profissionais da área e os seus pacientes.
Além de apresentações musicais, foram realizadas palestras sobre saúde mental, cuidados com a alimentação, fisioterapia e saúde e orientações médicas.

A psicóloga Thais Marcele Pilati Deon, trabalhou a importância da qualidade de vida para um enfrentamento positivo no tratamento oncológico, enfatizando a necessidade de os pacientes estarem bem consigo, com autoestima, evitando assim as doenças mentais que podem vir associadas ao tratamento, como a depressão e ansiedade. A nutricionista Cristiane Berti f sobre os aspectos gerais e as fases que englobam a nutrição no auxílio aos pacientes oncológicos. O mastologista do HUST doutor Júlio Egger destacou a importância do evento por possibilitar um contato mais próximo com o paciente, criando um vínculo maior, permitindo orientar também os familiares e a sociedade em geral, alertando sobre os mitos e verdades acerca da doença e do tratamento.

1ª Jornada de Oncologia

No dia 18 de outubro, aconteceu no Auditório Afonso Dresch, a 1ª Jornada de Oncologia. Com o objetivo de conscientizar, orientar e demonstrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, o evento teve como público alvo estudantes e profissionais da área de saúde.

Os médicos, Bernardo Schneider Francio, Roger Polo e Marcio Tomasi debateram e discorreram sobre o tema, orientando e esclarecendo dúvidas referentes aos tratamentos, diagnósticos e prevenção do câncer.

De acordo com o diretor geral do HUST, professor Alciomar Antonio Marin, o evento de cunho científico e de conhecimento mais técnico, objetivou visualizar todos os aspectos preventivos de câncer.

— Essa é a primeira de muitas jornadas que estaremos realizando, acreditamos que esses eventos são cruciais para conscientizar tanto a população regional quanto os profissionais da área de saúde — reiterou Marin.