Notícias

Geral 13 de Maio de 2020

Monitoria Slow Nursing entrega Cartas do Bem no HUST

No dia 12 de maio, dia internacional do enfermeiro, os acadêmicos do Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, realizaram no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), a leitura e entrega,das "cartas do bem”, para os pacientes. A atividade foi desenvolvida pelo curso, por meio da monitoria Slow Nursing - enfermagem sem pressa, em parceria com a comissão de humanização do HUST.

Conforme explica a coordenadora do Slow Nursing, professora Paula Geovana Kleber, a ideia do projeto surgiu baseada na possibilidade e a importância de trabalhar com os acadêmicos as questões relacionadas à humanização, ao tempo dedicado aos pacientes, entendo a qualidade de vida. O "Cartas do Bem" tem como finalidade fazer com que as pessoas da comunidade escrevam cartas de apoio e incentivo aos pacientes que se encontram internados.

— Quem está escrevendo a carta não sabe quem receberá, e vice-versa. A ideia é levar a esse paciente esperança, amor, fé, além de fazer com que o nosso aluno possa ler a carta e ouvir esse paciente. As questões relacionadas à humanização devem estar presentes sempre — reitera a professora

Para a acadêmica do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, Maria Carolina Boff, as cartas servem como um auxílio para a recuperação do paciente que tem um momento de carinho e conforto.

— A atividade foi pensada antes da pandemia, mas vem ao encontro dessa situação em que estamos vivendo de isolamento social, onde muitas vezes nos sentimos frágeis e sozinhos — ressalta Maria.

O projeto recebeu cerca de 100 cartas, escritas por crianças, adolescentes, adultos e idosos. A coordenadora do Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, professora Márcia Restelatto, destacou que essa atividade vem ao encontro da abertura oficial do programa Slow Nursing e da 15ª Semana da Enfermagem que está sendo realizada com minicurso, palestras e doações de alimentos à população carente da região.

— Parabenizo aqui todos o enfermeiros, técnicos de enfermagem e aos nossos acadêmicos que escolheram essa nossa linda e importante profissão. Somos enfermeiros, somos gente que cuida de gente — destacou a coordenadora.

Para o Diretor do HUST, Alciomar Marin, a atividade que foi desenvolvida pelo curso de Enfermagem em parceria com a Comissão de Humanização do HUST remete à missão e compromisso do Hospital em prestar assistência humanizada, resolutiva e sustentável alinhando Ensino e Pesquisa à promoção da vida.

— O HUST tem focado muitas ações nesse sentido procurando humanizar o serviço hospitalar para que juntos possamos cada vez mais prestar um serviço de qualidade aos nossos pacientes. Iniciativas como essa são de suma importância, devem continuar e tem total apoio da Direção — afirmou Marin.