Notícias

CDIH 08 de Junho de 2020

HUST recebe respiradores do Governo do Estado

No sábado, 06, o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), recebeu quatro respiradores adquiridos pelo Governo do Estado da empresa WEG. Estiveram presentes na entrega, o coordenador de Saúde da Macrorregião do Meio-Oeste e Serra Catarinense Luiz Martinho Ávila, o Coordenador Regional de Defesa Civil Estadual, Adair Flâmia, o Gerente Operacional do HUST Adriano Johann, o Diretor do HUST Alciomar Marin, além de integrantes da Polícia Militar que fizeram a escolta da carga.

Atualmente, há seis leitos com respiradores na ala Covid-19 do HUST. Além desses há ainda um leito na UTI Adulto destinado ao Covid-19, o que totalizará 11 leitos equipados com respiradores para procedimentos relacionados ao Coronavírus. Os respiradores estão em fase de montagem e averiguação técnica. Em paralelo, o HUST está buscando junto à Secretaria e ao Ministério da Saúde a habilitação necessária para que esses quatro leitos de UTI Covid-19 possam funcionar.

— Ressaltamos a importante cessão recebida, mas, reiteramos que estamos operando os leitos de UTI já existentes sem ainda ter recebido os aportes por parte do Governo. Estamos bancando toda a estrutura com recursos do Hospital. Esperamos que tão logo essa situação se resolva — afirmou o diretor do HUST Alciomar Marin.