Notícias

Geral 02 de Dezembro de 2020

Raio-x digital instalado no HUST proporciona exames com mais agilidade e precisão

O exame de raio-x é o precursor dos exames de imagem. Na radiografia convencional as imagens do exame são registradas por meio de um filme, que, em contato processadores fazem a “revelação” da imagem, mais ou menos como era o processo de revelação de fotos analógicas. Mas, desde o final do mês de novembro, o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) conta com uma tecnologia que vai além desse processo. Por meio de uma emenda individual do Deputado Federal Celso Maldaner está em funcionamento no hospital um aparelho de raio-x digital.

O aparelho traz consigo muitas vantagens quando comparado com a versão analógica. Entre elas estão: agilidade, já que o resultado fica pronto em segundos, estando disponível mais rapidamente para a interpretação do médico radiologista; Resultados mais precisos, uma vez que no raio-X convencional era necessária uma quantidade exata de radiação e caso ela fosse maior ou menor do que o indicado o resultado poderia ser o de imagens muito ou pouco penetradas, dificultando a identificação das lesões; O armazenamento das informações em mídia digital facilitando a criação do histórico do paciente, comparação de imagens e acesso a laudos; E, a menor exposição à radiação, principalmente, porque há possibilidade de ajustes na imagem, sem a necessidade de repetir o exame como ocorria quando a revelação analógica apresentava problemas.

— Estamos muito felizes e realizados com a boa aplicação dos recursos na aquisição deste raio-x que trará muito mais segurança e precisão na hora da realização dos exames. Com certeza será um investimento que trará muitos benefícios para a população atendida pelo hospital — afirma o deputado Celso Maldaner.

O diretor geral do HUST, professor Alciomar Marin, reforça o quanto ter à disposição um aparelho como este auxilia no trabalho uma vez que a procura por exames de raio-x no hospital é expressiva, somando 78 mil exames deste tipo realizados somente no último ano.

— Queremos agradecer o Deputado Celso Maldaner por ser um defensor da saúde de qualidade para com a população de nossa região. Cada vez mais, o HUST procura proporcionar a população melhores condições e qualidade nos serviços que disponibiliza a todos. Não podemos permanecer inertes às novas tecnologias, e assim procuraremos buscar sempre novas condições de melhor atender nossos pacientes, com parcerias dessa natureza conseguimos avançar naquilo que há de melhor para a saúde de nossa população. Mais uma vez, nosso muito obrigado ao Deputado Celso Maldaner pelo apoio à nossa Instituição — agradeceu Marin.