Notícias

Geral 02 de Fevereiro de 2021

Médicos de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo participam de microcirurgias reconstrutivas no HUST

Nas últimas duas semanas, a ala cirúrgica do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) recebeu as visitas do cirurgião plástico e cirurgião de mão Dr. Rui Ferreira, da Cirurgião Plástica Dra Vívian Lemos e do Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Márcio Ferrari vindos de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, respectivamente. Na oportunidade, eles estiveram discutindo sobre e realizando microcirurgias reconstrutivas e foram acompanhados pelo cirurgião de cabeça e pescoço do HUST, Dr. Gabriel Manfro.

A microcirurgia reconstrutiva é uma técnica capaz de reconstruir quase à perfeição partes do corpo que foram danificadas, seja por acidentes, retirada de tumores ou defeitos congênitos, possibilitando que o paciente tenha uma recuperação estético-funcional mais rápida e, no caso de tumores, possa ser encaminhado para a radioterapia em tempo hábil. A visita dos cirurgiões fez parte de um plano da sociedade brasileira de microcirurgia para conhecer os serviços do país onde esse tipo de cirurgia é praticada rotineiramente.

Ao todo, no HUST foram realizadas oito cirurgias com a participação dos médicos visitantes. De acordo com o Dr. Gabriel Manfro, a avaliação ao final da atividade foi positiva visto a troca de conhecimento fomentada tanto durante as discussões sobre o assunto, como na realização das cirurgias.