Notícias

Geral 19 de Março de 2021

HUST recebe Moção Honrosa da OAB Subseção de Joaçaba

Nesta semana o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) foi agraciado com uma Moção Honrosa encaminhada pela OAB Subseção de Joaçaba. A Moção se dirigiu a todos os profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento da Pandemia da Covid-19 na região de abrangencia da Subseção.

O HUST, por meio de sua direção agradece o reconhecimento da OAB Subseção de Joaçaba e ressalta que em um momento como esse o apoio de entidades e da comunidade dá forças para dar continuidade ao trabalho.

Confira na íntegra abaixo.

MOÇÃO HONROSA

“AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PELOS RELEVANTES TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV-2, NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA OAB - SUBSEÇÃO DE JOAÇABA/SC.”

JUSTIFICATIVA: A presente Moção de Honrosa é direcionada aos profissionais da saúde que atuam na região de abrangência da OAB - Subseção de Joaçaba/SC, envolvidos no enfrentamento da pandemia causada pelo vírus SARS - CoV -2.

No combate eficaz ao coronavírus, destacam-se os profissionais médicos, biomédicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos, auxiliares e técnicos de enfermagem e de laboratório, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, vigilância sanitária, auxiliares de limpeza e manutenção, cozinheiras, assistentes sociais, atendentes e demais funcionários de hospitais, dos postos e unidades básicas de saúde, motoristas que fazem o transporte de pacientes, SAMU, Bombeiros, enfim, todos os profissionais da área da saúde que trabalham na linha de frente da luta contra a covid-19.

Alvos da rotina estressante, pela exposição a sobrecarga de trabalho, esses profissionais enfrentam uma fadiga extrema, mortes em larga escala, frustrações relacionadas a qualidade na assistência e ainda, o risco aumentado de infecção. A situação é agravada pelo arsenal de informações oscilantes num universo científico completamente novo.
Com o objetivo de curar, aliviar e proporcionar a qualidade de vida aos pacientes que passam pela Covid-19, os profissionais da saúde têm sido fundamentais na defesa pela valorização da vida.

Diariamente exercem atos de bravura e compaixão, alimentados pelo desejo instintivo de ajudar os doentes de forma humanizada.

Além disso, testemunham de perto cenas pelas quais nunca acreditaram ser possíveis, tendo o desafiante controle de sua saúde mental para apoiar os pacientes em tempos tão incertos.

Os profissionais honrados são a esperança nesse momento delicado e difícil pelo qual passamos. Seus conhecimentos garantem a continuidade da vida humana. Sua dedicação e persistência se transformam em conforto e alívio para incontáveis famílias.
Nesse contexto a Moção Honrosa elaborada, é o justo reconhecimento pela dedicação e bravura dos profissionais da saúde, no momento extremamente difícil em que vive nossa sociedade.

A OAB de Joaçaba/SC, através da Comissão de Direito à Saúde, presta total solidariedade, apoio e força a cada profissional envolvido na luta contra a covid-19. Ao mesmo tempo envia uma mensagem de esperança e otimismo, para que o desânimo não os façam esmorecer.

Não podemos lhes abraçar, mas recebam nosso profundo agradecimento pela dedicação, coragem e desprendimento com que têm atuado frente à atual Pandemia.

Seremos eternamente gratos!"

ELISANGELA SCHAITEL ANGELA MICHELON DA SILVA
Presidente da OAB/Joaçaba Presidente da Comissão de Direito à
Saúde OAB/Joaçaba

MEMBROS COMISSÃO DE DIREITO À SAÚDE

Bruno Hachmann
Brunna Karla Costenaro Provenci
Daiana Campana
Elisangela Schaitel
Erika Dias Cunha Thomas
Felícia Quiben Pradi
Janaína Barea Corbari
Sabrina Merlini